Significado da palavra Elohim






A palavra “Elohim”, segundo a língua hebraica, a primeira utilizada na Bíblia, significa “Juiz” e “Legislador”, e não “Deus”. No Velho Testamento original, não consta a palavra “Deus”, inseriram mais tarde.

Por se tratar de uma descoberta recente, muitos vão estranhar e resistir à realidade, porque o novo é sempre desafiador, e o padrão mental arcaico já está acostumado com o que é antigo e ultrapassado.

A palavra “Elohim” é o plural do original “Elohi”. Ela pode ser utilizada também no singular, quando se refere apenas a um ser de cada vez.

A palavra “Lohi”, do idioma “Euskara-Basco”, se refere ao “lodo” e ao “barro” (Dicionário Euskara-Español, da Editorial Cantabriga, S. A. Bilbao).

Logo, refere-se a corpos sólidos, que outros interpretam como “deuses homens”. Polêmicas e discussões à parte, significa basicamente isso. Por minha vez, gosto de chamar de “deuses personificados”, indivíduos reais que vinham do céu (espaço).

Após esta breve explicação fundamentada e suficiente (não para todos), nós já podemos abordar o significado da “Glória do Senhor”, depois “Manjar do Senhor”, e o misterioso “encontro de Melquisedeque com Abraão”, entre outros temas. Avante!

A sabedoria é um paradoxo. O homem que mais sabe é aquele que mais reconhece a vastidão da sua ignorância. (Nietzsche)






Nenhum comentário:

Postar um comentário